Could create table version :No database selected Shoppings abrem ações de despejo contra lojistas por inadimplência - Alerta Carioca

Aliansce Sonae, Multiplan e BR Malls somam 22 processos nas últimas semanas.

O volume de processos de grandes grupos de shopping centers cresceu contra lojistas pequenos e médios por causa de inadimplência contratual — com solicitações de despejos de comerciantes ou multas.

É isso o que mostra levantamento feito pelo Valor na área civil dos tribunais de Justiça de São Paulo e do Rio de Janeiro. Para especialistas, isso deve ser um novo fator de pressão sobre a crise no segmento gerada pela pandemia da covid-19.

Entre março e abril, foram 22 ações requeridas por Multiplan, Aliansce Sonae e BR Malls. O número é pouco expressivo ao considerar a base de lojas locadas pelos grupos, mas numa análise por cada empresa, em certos casos supera o verificado sobre o mesmo período do ano anterior.

Tratam-se de casos relativos a dívidas de período anterior ao da quarentena, mas ao menos metade dessas ações foi encaminhada à Justiça após o início da paralisação do setor, em meados de março, quando as empresas já previam início de um período maior de crise e incertezas.

Para consultores, esses casos serão julgados considerando o novo cenário de recessão, e com risco de aumento no número de processos nos próximos meses.

Leia a reportagem completa no site do Valor Econômico.

Escreva um comentário